Sabe-se que a matemática é de grande importância na vida das crianças, tanto no que diz respeito a sua construção na vida cotidiana como em sua aplicação na escola. De modo geral, a matemática é ensinada nas escolas por meio de cálculos mecânicos com ênfase na repetição de exercícios. As provas exigem resultados “exatos”, sem a possibilidade, na maioria das vezes, de utilização de meios diferenciados para chegar a resolução de um determinado problema. Assim, aprender matemática exige a construção de conhecimentos. Para expor a importância da construção do conceito de número pela criança, utilizou-se de alguns aspectos da teoria de um importante estudioso que discute a questão da construção do conhecimento que é Jean Piaget. Enfoca entre outros assuntos a aquisição do conhecimento físico, lógico matemático e social. Sendo assim, é ponto de reflexão nesse artigo a construção do conceito de número pela criança e suas implicações na escola. Se propôs, também, a se apoiar nas contribuições de Constance Kamii e outros autores que adotam essa concepção. |
quinta-feira, 25 de janeiro de 2007
A construção do conceito de número pelas crianças na educação infantil a partir da teoria de Jean Piaget
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário