quinta-feira, 25 de janeiro de 2007

Aperfeiçoamento e atualização docente para uma formação voltada à prática reflexiva do professor de arte para além da racionalidade técnica

O artigo tem como objetivo investigar em que medida o aperfeiçoamento e atualização docente vem contribuindo para uma formação voltada à prática reflexiva do professor de arte, para além da racionalidade técnica. Apresenta-se uma síntese histórica do ensino de arte no Brasil, delineando as multifaces assumidas por essa área de conhecimento no contexto educacional, no intuito de explicitar a formação didático-pedagógica do professor de arte que está atuando hoje nesse campo de ensino; discute-se a formação reflexiva como possibilidade de reconstrução da prática docente, através de uma formação continuada que deve ser assumida coletivamente pela escola; e destaca-se as práticas pedagógicas utilizadas pelo professor de arte para promover o processo ensino-aprendizagem.

2 comentários:

Unknown disse...

Sou estudante de Pedagogia da UFC e lendo este seu resumo percebi que se parece bastante com a temática que venho desenvolvendo num grupo de pesquisa que participo. Gostaria de buscar desenvolver mais este paradigma do professor reflexivo - buscando fazer um link com escola e formação continuada - no meu projeto de mestrado, acho interessante!!!

Artigos Científicos em Educação disse...

Olá. Caso tenha interesse neste artigo, ele é de 15 folhas, bem completo e atual. Taxa de R$ 20,00. Qualquer coisa faça o pedido através do email: artigoscientificosemeducacao@gmail.com.

Grande abraço e fique com Deus.