quinta-feira, 25 de janeiro de 2007

Atuação do psicopedagogo em âmbito escolar

O artigo tem como objetivo analisar a contribuição do psicopedagogo em âmbito escolar, através de seu diagnóstico e assessoramento, para auxiliar a escola a lidar com os alunos que apresentam dificuldades no processo ensino-aprendizagem. Importante destacar é o papel que o psicopedagogo concede ao contexto no qual é realizado o diagnóstico psicopedagógico, plenamente justificado a partir de um ponto de vista sistêmico com o qual o profissional deve se identificar. Esse fato nos levou a explicar sobre como se deve fazer a intervenção, levando em consideração os diferentes sujeitos e sistemas que estão envolvidos em todo o processo de diagnóstico (a escola, o professor, o aluno, a família e o próprio psicopedagogo). O processo e os instrumentos utilizados no assessoramento psicopedagógico também estão determinados pela necessidade de conhecer bem o próprio contexto onde se produzem os problemas de aprendizagem (observação dentro da sala de aula, observação no recreio, entrevista com o professor, etc.) e de coordenar e complementar o nosso ponto de vista mais psicopedagógico, com uma preocupação voltada para a questão pedagógica e imediata do professor que trabalha com o aluno em sala de aula. Entende-se, neste contexto, que como psicopedagogos, antes de abordar um caso, problema ou tema pedagógico, deve-se considerar qual o momento de evolução em que se encontra a escola, qual o grau de maturidade que atingiu e como entende o processo educativo dentro de um contexto realista.

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