quinta-feira, 25 de janeiro de 2007

A importância da formação de professores para a inclusão de alunos com deslexia

O artigo tem como objetivo analisar até que ponto a formação dos professores contribui para a inclusão dos alunos com dislexia no ensino regular. Para responder esta questão, baseou-se nos seguintes objetivos: investigar as bases neuropsicológicas da aprendizagem; analisar a importância da aprendizagem da leitura e da escrita; discutir a base neurológica da dislexia do desenvolvimento; apresentar estudos de programas de mediação fonológica na dislexia; investigar a importância da formação de professores para o processo inclusivo. Observou-se que faz-se necessário assegurar uma formação, tanto inicial quanto continuada, que dê estrutura sólida a estes profissionais para atuar com todos os alunos e que priorize um aprendizado de qualidade, principamente por considerar que os professores apresentam papel preponderante para a efetividade do processo inclusivo. Dentre as várias responsabilidades que cabem a este profissional estão a de desenvolver habilidades, sensibilidade e competência técnica em interações diárias, bem como ter flexibilidade para fazer as adaptações frente às diferenças de cada indivíduo.

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