quinta-feira, 25 de janeiro de 2007

Qualidade e Cidadania: Desafios para a educação superior no Brasil

O presente artigo discute a questão da qualidade do ensino brasileiro, pois a partir dessa premissa, acredita-se, que um ensino de qualidade é a base para a formação de indivíduos cidadãos. A discussão teórica toma como base a problemática da educação no Brasil como um todo. E, passa-se nosso foco de investigação para o histórico do ensino universitário no Brasil e a formação dos professores deste nível de ensino para a continuação de uma formação cidadã, que deve ser iniciada na educação infantil, intermediada no ensino médio e, concretizada na graduação. Pretende-se com esta pesquisa apresentar a importância da qualidade do ensino brasileiro, a partir da análise da concretização deste objetivo, que é o ensino superior. Acredita-se que a efetivação da cidadania deve estar pautada no ciclo de formação do indivíduo, que deve ser de qualidade, com professores qualificados, uma grade curricular condizente para cada período de estudo e salários compatíveis para os professores. A partir da melhoria da qualidade do ensino, nos níveis infantil e médio, na graduação pode-se efetivar este ciclo de formação, que tem como objetivo a formação de indivíduos cidadãos e preparados para a vida.

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