quinta-feira, 25 de janeiro de 2007

Educação ambiental com disciplina no curso de Pedagogia: realidade ou utopia?

O principal objetivo é criar possibilidades de amplas conexões e interações no ambiente educacional, fomentando a criação de novos valores ético-ambientais pelos sujeitos envolvidos e discutir a importância de uma relação equilibrada entre os homens e deles com o meio ambiente. Pretende-se com este trabalho dar início a uma discussão a respeito do meio ambiente, propondo a Educação Ambiental não apenas como um tema transversal e especialização, mas também como uma disciplina nos currículos dos cursos de Pedagogia, promovendo uma formação consciente dos professores para tratarem deste assunto no cotidiano escolar. Nos dizeres de Alves (1998, p. 131) isso é possível, pois “tecer outro cotidiano, menos partido, buscando ir além dos limites disciplinares”, proporciona uma educação crítica e cidadã. Propor a Educação Ambiental como disciplina no curso de Pedagogia, “[...] constitui-se na formulação participativa de um projeto transformador, que emerge da dialética entre o sonho e as dificuldades, entre a paixão e a resistência” (TRAJBER e MANZOCHI, 2001, p. 22). O objetivo é promover uma aprendizagem através do diálogo reflexivo com os outros sujeitos, onde a vida acadêmica precisa resultar de um processo permanente de construção do conhecimento, tendo em vista forma mais autônoma de atuação e intervenção na realidade.

Nenhum comentário: