quinta-feira, 25 de janeiro de 2007

A importância da família na inclusão de crianças com NEE no ensino regular

O artigo teve como objetivo analisar a importância da contribuição da família para a inclusão de crianças com necessidades educacionais especiais. Observa-se que muito tem se falado e discutido a respeito da inclusão, o papel da escola, dos professores, das adaptações curriculares necessárias para este processo; no entanto, pouco tem sido o enfoque sobre a responsabilidade da família na sua contribuição para a inclusão de seus filhos com necessidades educacionais especiais. Na verdade, o movimento, hoje, é pela conscientização de que toda a humanidade constitui um grupo só, formado de pessoas diferentes nas suas concepções e modelos, porém, iguais em direitos e responsabilidades; e esses preceitos devem partir, primeiramente, em âmbito familiar para gerar o verdadeiro conceito de inclusão e superação de preconceitos. A busca de valorização a partir da diversidade, do respeito às diferenças individuais torna-se essencial para o reconhecimento e valorização dos que possuem algum tipo de deficiência e seja um portador de alguma necessidade educacional especial. Este respeito à diversidade, a partir da família, tem como proposta a valorização da identidade destes indivíduos, que buscam igualdade e dignidade para serem verdadeiros cidadãos. Isso deve partir, primeiramente, pela família, depois pela escola, que deve estar preparada para atendê-los e aos professores que devem possuir e ter condições de se aperfeiçoarem continuamente para melhor desempenhar seu papel junto a esta clientela com necessidades educacionais especiais.

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