quinta-feira, 25 de janeiro de 2007

A importância da formação de professores para a inclusão de alunos surdos

A educação inclusiva é a prática de inclusão de todos os alunos, independentemente de suas necessidades educacionais especiais, em sala de aula comum, de modo que haja o aprendizado do conteúdo acadêmico por eles. Considerando que a inclusão é uma realidade e que as condições para a sua efetivação ainda apresentam lacunas, torna-se cada vez mais fundamental desenvolver procedimentos que possibilitem avaliar e descrever o processo atual e propor mecanismos de auxílio a sua implementação. Dentre os múltiplos aspectos que se pode considerar está a importância da formação do professor para promover o aprendizado dos alunos surdos incluídos em sala regular. Nesta perspectiva, esta pesquisa teve como objetivos: caracterizar o aluno surdo; apresentar algumas considerações sobre inclusão, como conceito, legislação e características; destacar a importância da formação dos professores para o processo inclusivo dos alunos surdos. Como resultado desta investigação, de cunho bibliográfico, percebeu-se que os professores têm apresentado uma formação deficitária, o que contribui para que eles se sintam despreparados para o processo inclusivo. O que se observa é que os docentes não são sequer orientados quanto à diversidade do alunado que poderá ter em sala de aula. Faz-se necessário assegurar uma formação, tanto inicial quanto continuada, que dê estrutura sólida a estes profissionais para atuar com todos os alunos e que priorize um aprendizado de qualidade, principamente por considerar que os professores apresentam papel preponderante para a efetividade do processo inclusivo.

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