quinta-feira, 25 de janeiro de 2007

O jogo e a brincadeira para o desenvolvimento social e cognitivo da criança

A escolha do tema voltado para a vivência lúdica partiu de preocupações decorrentes da prática pedagógica, da autora do presente artigo, na escola. Sabe-se que nas suas práticas diárias, muitos são os professores que não privilegiam o lúdico, a brincadeira, o jogo, deixando que suas aulas tornem-se essencialmente teóricas e pautadas nos livros didáticos. A brincadeira acontece, mas em alguns momentos isolados, não permitindo que se acompanhe a influência do lúdico no desenvolvimento e na aprendizagem infantil. Nessa perspectiva, procura-se focalizar o lúdico enquanto fator essencial para o desenvolvimento social da criança, pois através da brincadeira a criança constrói um espaço de experimentação e de transição entre o mundo interno e o externo, aprendendo a conhecer seu corpo, descobrindo a si mesmo, ou seja, pretende-se com este trabalho mostrar a importância dos jogos e brincadeiras para a socialização das crianças na educação infantil

3 comentários:

Unknown disse...

Olá

Unknown disse...

Olá Vanessa, gostaria de parabenizar pelo seu trabalho, sou formada em Letras e pós graduada em psicopedagogia,atualmente sou coordenadora pedagogica em um programa social esportivo, fiquei interessada no artigo"O jogo e a brincadeira para o desenvolvimento social e cognitivo da criança", se possivel antes de enviar gostaria de saber o valor e como posso pagá-la, pois moro em uma zona rural e aqui as coisas são mais dificies. Mutio obrigada pela atenção. Abraços e sucesso.

Artigos Científicos em Educação disse...

Oi Ana, conforme postagem no orkut, estive ausente algumas semanas por problemas pessoais, mas estou de volta. Este artigo está R$ 15,00. Quando quiser, entre em contato por email que podemos esclarecer melhor: artigoscientificosemeducacao@gmail.com. Abraço e obrigada.